07/11/19

Você vive de relacionamentos!!

Como conversar no elevador pode te ajudar no mundo corporativo?


Olá, colega de profissão, como você está? Este é um artigo feito tanto pra você quanto pra todos da sua empresa. Cada um de sua equipe tem a permissão e o dever de absorver esse conhecimento! Bons relacionamentos devem fazer parte do checklist obrigatório do ser humano de sucesso. 


"E por que o bom relacionamento representa um guia para o sucesso?", você deve estar se perguntando. Para te explicar isso, vou te introduzir a uma breve rotina!


Um dia na SUA vida 

Pela manhã, ao sairmos de casa, é muito comum nos depararmos com pessoas no elevador ou com vizinhos na porta da nossa casa. Ao pegarmos um ônibus, andarmos a pé na rua, andarmos no nosso carro ou algum outro meio de locomoção, é comum nos encontrarmos com pessoas conhecidas de vista. Ao chegarmos no trabalho, outras pessoas que também trabalham na mesma região também estarão chegando em seus serviços. Mas o que isso tem a ver com a sua performance no mundo corporativo?


Você já parou para pensar que algumas dessas pessoas podem ter a solução para o problema que você está enfrentando naquele momento? Ou que alguma destas pessoas pode ser aquele cliente que você está buscando de várias maneiras através do marketing onde você trabalha?


Cada pessoa guarda dentro de si um universo de informações e experiências e muitas das vivências da nossa vida acabam se repetindo na vivência de outras pessoas.


Saber se comunicar e interagir com outras pessoas é um pontapé inicial em seu próprio desenvolvimento e crescimento. E eu nem digo apenas no campo profissional e de relações comerciais! Conhecer pessoas novas e interagir com elas nos fornece conhecimento de mundo e enriquece a nossa bagagem, nos tornando mais aptos a saber desenvolver diálogos e soft skills.


Como uma conversa com o nosso vizinho pode nos ajudar no mercado?


Bem, é muito simples! Estar aberto a conversar com as pessoas que permeiam o nosso dia-a-dia tende a enriquecer muito o nosso conhecimento sobre o mundo e a nos tirar da nossa zona de conforto e nossa caixinha!


Relacionamentos são o princípio básico do sucesso. Você precisa se relacionar bem e proporcionar bons momentos para seu público e para sua  equipe! E o bom humor e a boa comunicação estão aí para ajudar na construção imagética e sensorial de bons momentos, que te levam a desenvolver relacionamentos duradouros e mais agradáveis.


Posso listar os benefícios de bons relacionamentos e boa comunicação para diversas situações:

 

1 - Você passa a ser mais ouvido: 


É de conhecimento geral o quanto o exagero e as informações fora do padrão chamam atenção. E utilizar informações que você aprendeu no dia-a-dia é uma ferramenta extremamente útil para chamar atenção!  


A quebra dos padrões e a fuga do banal costuma causar empatia e essa reação é primordial, pois prende atenção dos outros em você.  


O diálogo te auxilia a quebrar barreiras de primeiros contatos, gerar simpatia nas outras pessoas, se acostumar com tópicos de conversas e desenvolver intimidade mais rapidamente entre as pessoas, fazendo com que aqueles primeiros momentos constrangedores quando se conhece alguém não sejam mais tão sofridos e você consiga se expressar mais facilmente.


2 - Bons relacionamentos ajudam sua equipe: 


A integração e a redução de diferenças de status são proporcionadas por momentos rodeados por humor e descontração. É cientificamente comprovado! Nós  somos movidos por sensações e a sensação de prazer torna a convivência coletiva muito mais agradável.  


Ninguém aguenta o Roberto do RH, aquele cara ranzinza e de cara fechada, que nunca conversa com ninguém. Onde ele chega as pessoas correm. Já o Pablo da Comercial contagia o ambiente com gargalhadas e brincadeiras. O café e as reuniões se tornam mais leves com ele.  


Percebe? Pequenos momentos se tornam diferentes quando são tratados com outras abordagens! Não digo também para você forçar aquelas piadas vergonhosas e nem force assunto com pessoas que não querem conversar. É preciso sentir o momento e trazer formas irreverentes de se comunicar!


3 - Pessoas comunicativas desenvolvem confiança: 


Conversar com diferentes pessoas da sua rotina podem fazer com que você se torne uma pessoa naturalmente mais comunicativa e com facilidade para se sentir confiante perante desconhecidos, como novos clientes ou outros empresários.


Pessoas que sabem se expressar melhor e que conseguem transmitir informações mais facilmente geram um sentimento de confiança muito grande. Uma boa forma de desenvolver isso é treinando! Líderes que sabem se comunicar bem e desenvolvem isso em sua equipe tendem a ter uma equipe muito bem alinhada e engajada. 


4 - Agora chega! 


Eu poderia listar inúmeras melhorias e mudanças que uma boa comunicação e bons relacionamentos podem causar em sua carreira, em sua empresa e nos seus relacionamentos cotidianos, mas isso só tornaria o artigo cansativo (e até mesmo chato)... A ideia aqui é te mostrar que boas relações e desenvolvimento profissional são conquistados com inovação, criatividade, jogo de cintura, empatia e bom humor. 


Não basta só ser o melhor com aquela tecnologia, ser o profissional mais expert em uma ferramenta. Você precisa de pessoas do seu lado! Relações movem até as placas tectônicas, não seria diferente com sua carreira. Comece a trazer esse tipo de ideal para seu mindset e perceba a diferença acontecer! (E depois me conte o que você conseguiu alcançar.) 

Fonte: #CSC
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