15/07/20

Priorizar é saber dizer não

Priorizar é saber colocar algo em primeiro lugar, automaticamente quando damos prioridade a uma tarefa ou uma pessoa, estamos colocando todo o resto em segundo plano.

A partir do momento que define sua prioridade, sabe para onde está indo e quais são as recompensas, deve ter em mente que irá dizer “não” para muita gente. Mas não se preocupe, é um “não” temporário.

O ato de negação faz parte do amadurecimento do ser humano e demonstra um forte amadurecimento emocional. Caso tenha dificuldade em dizer “não” para outras pessoas, tente entender quais fatores causam esse comportamento, isso pode atrapalhar sua vida pessoa e profissional.

Para que algo seja de fato prioridade, você terá de dizer não para aquele evento social que vai até de madrugada e impacta no seu rendimento do dia seguinte, será o momento de dizer não as redes sociais e será o momento de negar a participação em um novo projeto.

Se ainda sente dificuldades em priorizar e negar tarefas secundárias, veja estas 3 dicas que foram separadas pra você:

1. Seja transparente e educado

Procure sempre ser honesto e expor o motivo de seu ato de negação, evite desculpas e falas ríspidas e grosseiras, não queremos criar atritos no relacionamento por causa de um princípio ideológico. Caso esteja do outro lado da conversa onde solicita ajuda ou participação e leva um “fora”, tente entender os motivos da pessoa antes de tomar decisões precipitadas.

2. É impossível abraçar o mundo, cuide de si.

Evite se preocupar com o que as pessoas pensam. O maior erro do ser humano é se prejudicar ou colocar em uma posição inferior por que tenta agradar todo mundo o tempo todo. O sentimento de culpa é o seu maior sabotador.

3. Desenvolva sua inteligência emocional

Quem nunca tomou uma decisão impulsiva pois estava se mordendo de raiva, não é mesmo? Compreender emoções e sentimentos e como podem impactar no seu comportamento é extremamente relevante para saber dizer “não” na hora certa.

Fonte: #CSC
Compartilhe: