22/05/19

O preço de seu produto está incorreto?


Espero que estejam bem!


Bom, hoje quero falar sobre um assunto que deixa qualquer empreendedor ou empreendedora de cabelos em pé:



A PRECIFICAÇÃO!



Esse assunto é uma das maiores dificuldades do ramo empresarial.



Como definir seu preço de forma assertiva de uma forma que te trará bons resultados?





Então,



Enxugue esse suor, pegue seu café, acomode-se na cadeira, prepare-se para anotar e para desenvolver uma boa metodologia de precificação!




Precificar é uma arte!



É necessário sempre estar atento ao Preço do MercadoPercepção de Valor / Valor Agregado e Preço Sustentável, e isso não é nada fácil!!


E, afim de te guiar por um caminho mais concreto,  aprofundaremos no conceito de “Preço Sustentável”.  


Por quanto é necessário vender seus produtos para que você consiga bancar todos seus custos e despesas? E ainda sim obter a margem de lucro esperada no seu negócio?


Vamos discutir uma metodologia muito utilizada para responder essa pergunta: o Markup!





Markup:



O Markup consiste em um multiplicador aplicado sobre o custo e/ou serviço prestado. Ele irá te possibilitar desenvolver um preço de venda necessário para sustentar as operações e retornar o lucro desejado para os sócios, afinal, o objetivo da empresa é gerar valor.



Essa é a fórmula:



Markup = 1 / (1 - (% Despesa + % Impostos + % Lucro))



Onde:


  • % Despesa – É o peso da despesa, o quanto ela impacta na Receita;

  • % Impostos – É o quanto os impostos impactam na Receita;

  • % Lucro – É a margem de lucro esperada;








Bom, vamos exemplificar para facilitar o entendimento!


Para uma boa análise precisamos olhar para um período base grande. Visto que, um curto período pode enviesar o indicador, recomendo que seja utilizado osúltimos 12 meses.

magine uma empresa que no último ano apresentou os seguintes números:


Receita = R$700.000,00, Despesa = R$220.000,00, Impostos = R$150.000


Dado esses valores temos que o peso da despesa é 31,42% e o peso dos impostos é 21,42%. Sabemos também que no setor que essa empresa atua, é esperado 20% de Lucro. Pronto, já temos as informações necessárias para esse método de precificação, vamos aos cálculos:



Markup = 1 / (1 - (0,3142 + 0,2142 + 0,20)) = 3,68



Como dito no início, o Markup é um multiplicador. Por isso, para obtermos o preço de venda, vamos multiplicar o Markup pelo Custo.


Suponhamos que essa empresa quer precificar uma mercadoria que custou R$250,00.


Então temos: R$250,00 x 3,68 = R$921,05


Esse deve ser o preço de venda para que a empresa consiga bancar toda sua operação e ainda sim obter 20% de lucratividade.


Quanto mais otimizada suas operações compras, ou seja, quanto menor o peso da despesa, e o custo, maior poderá ser a lucratividade esperada. Sem que esse aumento da lucratividade torne o preço não condizente com o mercado.


Viu só?


A metodologia, com um linguajar técnico pode parecer um pouco complicada de cara.


Mas, colocando-a em jogo no seu dia-a-dia, ela se torna rotineira!


A precificação é a alma do seu sucesso em vendas e do seu Lucro!



Não perca mais tempo!



Mãos à obra!


O sucesso te aguarda!


Fonte: #CSC
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