29/05/19

Não adianta preocupar só com seus clientes!

Bem, empreendedores se preocupam muito com a gestão por indicadorescom números e  em como os números interferem no sucesso de sua empresa.



Maaaas, muitas vezes, os empreendedores se esquecem do ponto mais importante para uma gestão de sucesso:




AS PESSOAS!





Pessoas são as engrenagens das empresas, elas movimentam, elas criam, elas transformam!



Posso afirmar com a certeza absoluta que as pessoas são mais importantes que qualquer outra variável de sua empresa.




E você? Você olha para as pessoas a sua volta? Você se preocupa com sua equipe, com seus clientes?



Não se assuste! Eu disse equipe e clientes!



Exatamente isso! Não trago a terminologia genérica e clichê de que precisamos nos preocupar só com nossa equipe.



Quero te mostrar a importância de se preocupar com pessoas em dois lados:



A experiência do consumidor e a Motivação de sua equipe.




Esses dois pontos levarão sua empresa a outro patamar!




Você terá uma equipe muito bem alinhada, motivada e disposta a levar sua empresa em direção ao sucesso. Além disso, você terá clientes dispostos a tirar dinheiro do bolso e valorizar seu serviço!




Sendo assim, vamos ao que interessa!






Experiência do consumidor e do colaborador:





Estamos acostumados com o conceito específico desse tema, o foco em UX - experiência do usuário.



Hoje, buscando otimizar a explicação, quero ampliar esse conceito e conectá-lo à internalidade da sua empresa.



Conectarei a experiência do consumidor com a do colaborador.





O contato direto da sua marca com o cliente é feito por sua equipe! Eles são a linha de frente!




E a sua linha de frente precisa espalhar a cultura e a forma de desenvolvimento que sua empresa prega.




Uma equipe desmotivada e sem uma cultura bem desenvolvida vai espalhar a insatisfação!


Uma das melhores formas de espalhar essa visão de pertencimento e desenvolvimento cultural é gerando o empoderamento do funcionário.



Muitos empresários ainda têm medo do significado dessa palavra, acreditam que empoderar é deixar o colaborador fazer o que quiser dentro da empresa. E é claro que essa definição está MUITO ERRADA.



Empoderar o funcionário é dar ferramentas que permitam que ele se desenvolva e cresça no seu ambiente de trabalho, tornando-o mais produtivo e realizado. É aquela autonomia para a resolução de problemas, para ser criativo e trazer ideias fora da caixinha!




Isso faz com que o colaborador defenda a companhia e sinta-se parte do todo, parte da transformação proporcionada pela empresa.



E esse sentimento de pertencimento será passado ao cliente! Tudo isso na forma de um excelente atendimento e na forma de um funcionário que quer salvar seu cliente!




Por esse motivo, você precisa desenvolver um propósito da sua empresa e transmitir a cada colaborador. Crie “missionários” de sua marca e desenvolva clientes satisfeitos e “advogados” da sua companhia.




Salve vidas e seja salvo por cada uma delas!




Você está junto deles nesse barco!




Não pense em só treinar sua equipe e desenvolver um produto maravilhoso. Você PRECISA de um PROPÓSITO e as pessoas PRECISAM de um PROPÓSITO!



Transmita a seus funcionários e faça-os transmitir.



Proporcione bons momentos internamente e veja-os serem transmitidos para o meio externo.



Seja, viva, inspire e expire esse propósito!



Fonte: #CSC
Compartilhe: