11/02/21

Gerenciando a Empresa Familiar

Funções de liderança mal projetadas conduzem uma empresa familiar ao fracasso.

A governança fornece um amplo senso de propósito ou missão para o grupo e dá à ele uma sensação de estabilidade. Sem estabilidade, não podemos planejar a longo prazo. Os sistemas de negócios familiares têm uma vantagem duradoura sobre todos os outros tipos de empresa, em grande parte por causa de seus objetivos, planos e compromissos de longo prazo. Sem estabilidade, você perde sua vantagem embutida. Sem governança adequada, você não tem estabilidade adequada. O sistema de empresa familiar deve ser absolutamente administrado, e bem administrado, para ter sucesso.

A boa governança para qualquer grupo nos garante que planos podem ser feitos, problemas resolvidos, líderes desenvolvidos e escolhidos e disputas resolvidas de uma forma que preserve o propósito e a unidade do grupo. Disciplina e confiança crescem. A boa governança é o produto de regras, políticas, acordos e planos úteis, bem como fóruns (como conselhos, conselhos de família e reuniões anuais dos proprietários) para desenvolver os planos, acordos, regras e políticas para tratar questões e resolver diferenças.

Além de desenvolver, apoiar e participar do sistema de governança, os líderes precisam liderar pessoas, e isso é diferente de gerenciar o trabalho. Liderar é fundamentalmente identificar para onde o grupo precisa ir (desenvolver uma visão convincente para o futuro), traçar estratégias como chegar lá e fazer as pessoas mudarem para chegar lá. Isso é feito inspirando, persuadindo e motivando as pessoas a trabalharem juntas para alcançar objetivos importantes e construindo coalizões para apoiar as mudanças necessárias.

Liderar é uma atividade muito pessoal em que o líder se conecta com as pessoas e as convence, utilizando ideias convincentes e apelo de caráter. Os seguidores seguem o líder por causa da lealdade, porque se identificam com o líder, porque se identificam com a causa do líder e, às vezes, por causa de todas essas coisas. Os seguidores precisam de razões convincentes para apoiar qualquer líder em longo prazo ou em missões difíceis. Como a empresa familiar está focada no longo prazo, o líder ou os líderes da empresa familiar devem ser pessoalmente atraentes, não apenas bons em fazer planos e gerenciar atividades. Como diz o ditado, você lidera as pessoas na batalha; você não os gerencia para a batalha.

Líderes eficazes podem ter um estilo carismático, ou uma abordagem mais discreta. Independentemente do estilo, os líderes mais eficazes visto nos sistemas de empresa familiar são claramente "líderes servis" ou, mais precisamente, "parceiros servos". Esses líderes normalmente têm ideias e princípios sólidos sobre como suas empresas devem ser administradas, em que seus coproprietários devem investir e como suas famílias devem se comportar. Eles também têm egos, necessidades pessoais e sensibilidades. Ao mesmo tempo, eles querem fazer o melhor por seus seguidores. Eles acreditam na parceria com outras pessoas e no tratamento justo dos parceiros. E eles se comportam como servos do bem maior.

Finalmente, eles são capazes de tomar decisões difíceis para proteger os padrões e aspirações do grupo.

Gerenciar, ao contrário de liderar, é fazer com que um grupo opere de maneira eficiente e eficaz. O gerenciamento é feito planejando e orçando, organizando, analisando problemas, criando e usando sistemas de gerenciamento, alocando recursos com prudência e fornecendo feedback de desempenho. Gerenciar é um complemento para liderar.

Governança, liderança e gestão: empresas, famílias e grupos de propriedade precisam dessas três atividades. Se observar um líder eficaz de um sistema de empresa familiar, ao longo de um mês, você o verá se engajando em todas as três atividades. O tempo gasto em cada atividade ou grupo varia de acordo com o líder e as circunstâncias. Alguns líderes favorecem a liderança e permitem que outros gerenciem; alguns líderes passam a maior parte do tempo governando o sistema. Um bom presidente do conselho ou líder do conselho de família também faz uma boa

parte dos três. Desta forma e de outras, a liderança de uma empresa, família e propriedade é semelhante.

Compartilhe: