27/11/19

Final de ano rima com…

O final do ano está chegando, as metas de ano-novo começam a ser formadas nas nossas cabeças, as promessas de novos hábitos e novas atitudes estão entrando em pauta… Mas e a sua empresa? Por que não fazer promessas, definir objetivos e trabalhar a identidade dela também nesta época do ano? 

Este texto faz parte de uma série de quatro artigos:

[27/11] - Planejamento Estratégico

[04/12] - Cultura Empresarial

[11/12] - Metodologia OKR

[18/12] - Ritos de Gestão

Estes artigos te ajudarão a desenhar um planejamento estratégico para a sua empresa a fim de você ter definido o ponto onde você quer chegar e o caminho que será percorrido até esta nova realidade. Vamos nessa!


O que é o Planejamento Estratégico?

Planejar traduz a ação de preparar um trabalho ou um objetivo de forma sistêmica. Já a estratégia engloba os meios desenvolvidos e estruturados para se conseguir alguma coisa. Um planejamento estratégico nada mais é do que definir metas e objetivos que se deseja atingir e utilizar da estratégia para traçar o caminho que será seguido para se chegar a este novo lugar. Em outras palavras, o planejamento entra com a metodologia, enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.

Um planejamento pode ser feito com uma previsão de curto (anual) ou médio prazo (três a cinco anos), dependendo da necessidade e da demanda que a sua empresa apresenta naquele momento. É importante ressaltar também que esta é uma ferramenta que funciona sob demanda, ela não precisa ser executada em determinada época do ano ou em determinadas condições internas da empresa. Ela pode ser estruturada a qualquer momento!


A Identidade Organizacional

Você conhece alguma empresa que tem uma identidade tão forte que até mesmo as pessoas que não trabalham lá conseguem identificar a sua identidade e como é o clima dentro da empresa? Olha, eu conheço algumas delas, mas acho que a mais expressiva com estas características é a Google. A Google é muito famosa por ter um ambiente descontraído, com pessoas com muita autonomia e que estão sempre buscando inovação e serem as melhores versões de si mesmos. Mas o que isto tem a ver com o seu escritório?

Bom, este exemplo da Google e todas as características dela que eu discuti fazem parte da sua identidade organizacional. Uma identidade forte e bem definida é perceptível em todos os âmbitos, tanto internos quanto externos à sua empresa. Esta identidade terá influência, inclusive, nos temas que trataremos nas próximas semanas, sobre como ela está intrinsecamente ligada à cultura de uma empresa, como ela ajuda a definir as metas e o modelo de gestão de uma empresa e sobre como os ritos são firmados com a premissa de manter esta identidade. 

E o primeiro passo para se desenhar a identidade organizacional da sua empresa é você saber responder a estas três perguntas:

  1. Onde sua empresa está?
  2. Onde você quer chegar?
  3. Como você chegará lá?

Estas perguntas irão te auxiliar no direcionamento para o rumo que você quer ir. Elas podem parecer muito abrangentes ou não representarem muita coisa prática, mas quando elas são bem respondidas e condizem com o propósito da empresa, com certeza suas respostas farão aparições nas metas, na cultura e nos ritos de uma empresa.


Planejamento Participativo

Tão importante quanto a equipe estar alinhada com a sua identidade organizacional é ela participar na sua criação. É  muito importante que os funcionários que estão na empresa contribuam na definição das diretrizes da identidade organizacional, tornando o planejamento uma atividade participativa. Os funcionários de uma empresa também são uma ótima fonte de informações para definições de cultura e de ritos dentro de uma empresa, assuntos que trataremos posteriormente nesta série.

E, tão importante quanto a presença dos colaboradores na criação da identidade organizacional de uma empresa, é a divulgação da mesma para toda a empresa e até mesmo todo o mercado. Várias empresas divulgam as suas diretrizes em seus próprios sites e em sua estrutura física e isso contribui para uma solidificação da sua marca. 


Então espalhe a sua marca, a sua identidade e deixe as pessoas te conhecerem e verem o seu propósito e a sua razão de existir! Você já possui uma identidade organizacional definida? Se você já tem uma, ela ainda condiz com o que você acredita e com onde você quer chegar? Se inspire na virada do ano e renove também a cara da sua empresa! 

Esta identidade organizacional será o começo de uma jornada incrível pela história da sua empresa, pelo lugar em que ela se encontra agora e por onde você quer vê-la no futuro. Então se prepare, pois os próximos textos trarão muito aprendizado e te auxiliarão a escrever o próximo capítulo da sua história. Convide a sua equipe a vir com a gente por este caminho e vamos dar um passo em direção a um planejamento estratégico incrível!

Fonte: #CSC
Compartilhe: