26/02/20

Diferencie seu negócio através do Golden Circle

Este mês de fevereiro terá um teor especial aqui nos artigos semanais que você recebe. Nós iremos tratar de um assunto que está completamente alinhado com a evolução do mercado e que pode te ajudar a potencializar muito o seu negócio sem gastar nem um centavo com investimentos financeiros. Eu estou falando do poder da comunicação!


A nossa programação aqui vai englobar a importância de realizar um bom atendimento aos seus clientes e duas técnicas de comunicação que visam te ajudar a transmitir melhor as suas mensagens e desenvolver as suas vendas de maneira efetiva e baseada em como você está apresentando os seus serviços e produtos! O nosso cronograma é o seguinte:

  • A maior demanda do cliente do século XXI
  • A velha arte de contar histórias (Parte I)
  • A velha arte de contar histórias (Parte II)
  • Comece pelo porquê

Comece pelo porquê

Por que algumas organizações e pessoas são mais inovadoras, mais influentes e até mais rentáveis que outras? Por que muitas destas empresas e pessoas conseguem maior fidelidade tanto dos seus clientes quanto dos seus colaboradores? Simon Sinek, um escritor e palestrante inglês, se fez esta perguntas, assim como você já deve ter se feito elas em algum momento da sua vida. Para que ele obtivesse uma resposta, ele pesquisou história de pessoas como Martin Luther King e de empresas como a Apple, e percebeu que a característica que elas possuíam em comum era que ambos começaram pelo porquê.

Em suas pesquisas, Simon percebeu que todos os seus objetos de estudo possuíam um ideal ou um propósito muito forte, que fez com que eles persistissem e não desistissem, mesmo nos momentos mais difíceis. Além disso, Simon percebeu também que as pessoas não se inspiram pelo quê você faz e sim por quê você faz algo.


Golden Circle: o propósito das empresas 

O Golden Circle (ou Círculo Dourado) é um conceito que foi criado pelo próprio Simon e que tem por objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha. É uma metodologia muito simples e que causa um grande impacto positivo, tornando as empresas mais inspiradoras e aumentam o seu sucesso no mercado. Este modelo foi desenvolvido para sistematizar um novo método de pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo.

O círculo ao que o nome desta metodologia se refere nada mais é do que um gráfico, em formato de um alvo, que indica, do centro para fora: por quê, como e o quê. Este gráfico representa como a técnica deve ser aplicada, sempre do centro do círculo para o seu exterior. Seguir esta linha de raciocínio faz com que o empresário primeiro tenha foco naquilo que ele acredita, definindo os seus objetivos com clareza e percebendo quais são as atitudes que ele precisa tomar para alcançar o que almeja.



Isto permite que o líder se comunique com seus colaboradores, fornecedores e clientes de forma mais clara, o que motiva e inspira as pessoas, aumentando a sua identificação com a empresa e elevando o valor da marca. Além disso, as empresas que adotam este modelo buscam pessoas com os mesmo valores, o que contribui para que ela cresça com uma cultura empresarial forte e seja cada vez mais produtiva.


Como aplicar a técnica do Golden Circle


Na maioria das campanhas de marketing, as empresas apresentam os seus produtos como os melhores existentes no mercado. Elas falam mais sobre o resultado de seu empreendimento do que sobre a sua missão e sobre inspirar os seus clientes. Porém, negócios de sucesso precisam utilizar o caminho inverso, mostrando que eles visam fazer uma transformação no mundo e que os seus produtos são os resultados dos seus esforços e empenhos em serem a diferença que eles pregam. Os clientes vão acabar comprando estes produtos porque compartilham dos valores defendidos pelas empresas. Simon resume esta ideia enfatizando que: “as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê do que faz”.


A seguir, seguem algumas dicas de como você pode começar a implementar esta técnica nas suas campanhas de marketing e em como você se comunica com os seus clientes:


Comece pelo Por quê?

Seu negócio precisa ter um propósito bem definido. A partir deste propósito, fica mais fácil saber para onde ir depois e qual caminho deve ser seguido para atingir os seus objetivos. Para uma empresa crescer e prosperar, é preciso definir o porquê de sua existência, para posteriormente elaborar campanhas, produtos e serviços de qualidade que vão atrair os olhares dos consumidores.


Siga com o Como?

Na prática, neste momento se define o plano de ação que será usado pela empresa. Nesta fase, também se inclui as crenças e valores que você tem. Isso é um grande diferencial, pois é justamente o que irá fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com base firme.


Acabe com o O quê?

É aqui que se define o que você faz ou o que você vende. Este é o resultado do seu projeto, a parte mais concreta do seu empreendimento. Transformando a comunicação com o seu público externo na jornada que descrevemos aqui, uma empresa deixa de ser vista como um produto e passa a ser vista pelos valores que ela busca e pela transformação que ela quer causar no mundo.


Conclusão

Dizer que uma empresa é a melhor do mundo, não é nada inspirador mais. Quando as empresas se comunicam e se estruturam utilizando a técnica do Golden Circle, aquilo que elas fazem não funciona mais como razão da compra ou escolha e passam a servir como forma de tangibilizar a causa que elas defendem e pregam. O mais importante não é o quê, mas sim o porquê.

Simon Sinek chegou a escrever um livro e dar diversas palestras sobre esta metodologia que ele desenvolveu e que busca auxiliar o(a) empreendedor(a) a melhorar a sua comunicação e como o seu produto e serviço é apresentado ao mercado. Seu objetivo é ajudar as empresas a serem mais transparentes e deixarem os seus consumidores as conhecerem melhor do que simplesmente vender.

Como anda a sua comunicação com os seus consumidores e a sua comunidade? No último mês, nós trouxemos diversos temas relacionados à comunicação e sobre como ela pode gerar um impacto extremamente alto em uma empresa sem que os custos da mesma sofram interferência. Então aproveite as dicas dadas e revolucione a sua empresa, a sua cidade e o seu mercado! Nunca é tarde para nos desenvolvermos e sermos a nossa melhor versão.


Fonte: #CSC
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