24/03/21

Conheça os 6 passos para motivar sua equipe !!!

Sua equipe está realmente vestindo camisa de sua empresa?

Um dos maiores patrimônios que uma empresa tem são seus colaboradores, mas eles entendem o propósito da empresa e estão felizes por estarem participando dele?

O alinhamento de toda equipe e entender que a motivação se torna o combustível para que todos vão em busca do sucesso da empresa, é uma das chaves para o crescimento. Muitas das vezes os funcionários são considerados apenas gastos necessários para uma engrenagem girar, mas está errado, é necessário entender a importância de um time motivado e vamos ver como fazer isso agora!!!

1º Passo - Sonhe Grande

O crescimento da empresa pode ser um dos principais incentivos da sua equipe. Lembre-se que seus colaboradores são uma parte fundamental para manter seu negócio funcionando e crescendo, por isso eles precisam entender que fazem parte de algo grande, transformador.

Eles precisam pensar que trabalhar pra essa empresa é bom e que estão fazendo parte de algo grande, onde estão obtendo crescimento profissional e pessoal.

2º Passo – Valorize a prata da casa

Crie um plano de crescimento para seu time. Retomando o que falamos no primeiro passo, é importante mostrar às pessoas que trabalham com você como elas podem se desenvolver dentro da sua empresa. Pense nos cargos que

deseja criar e em que tipo de profissional você precisa para ocupar esses cargos.

Com os cargos já criados escolhe os futuros ocupantes e assim os treine, com o acompanhamento e expectativa de um novo desafio, tendem a estar mais satisfeitos com as novas oportunidades que estão surgindo. Isso gera um incentivo para todos, até mesmo para quem não foi selecionado para promoção, pois fica claro que a empresa tem reconhecimento e planos para seus colaboradores.

3º Passo – Alinhando visão e estratégia

Você já tem seus objetivos alinhados com os caminhos a serem traçados para que os conclua?

É muito importante alinhar visão e estratégia com seus funcionários a fim de entender se todos estão no mesmo patamar. Não basta saber para onde quer ir, se seu time não está com você.

Ter uma equipe que está disposta a caminhar com você é parte essencial desse processo, pois uma vez que todos abraçando a sua causa, tendem a ser um apoio e uma base confiante que pode contar ao longo dessa jornada. Querem estar ali por que querem alcançar o mesmo objetivo que a empresa.

4º Passo – Treine seu time

Cada pessoa da sua equipe precisa entender o papel que ela ocupa dentro da empresa. Quando se sabe o que é preciso fazer e se especializa em seu trabalho, a entrega e o comprometimento aumentam, pois entendendo o que

está sendo feito fica claro o quanto isso ajuda no sucesso de todo time.

Graças ao treinamento que você providenciar, sua equipe se sentirá apta a responder dúvidas e entregar serviços com mais qualidade. O cliente se sentirá satisfeito e valorizado ao conversar com pessoas que conhecem seu mercado e se interessam por seus problemas.

5º Passo – Reconheça o mérito do seu time

Valorize e reconheça o trabalho de seus funcionários e mostre que você está ao lado dele, pronto para ajudá-lo crescer. O primeiro passo para isso é sempre parabenizar seu time por cada meta atingida, esse reconhecimento é uma motivação para querer cada vez mais te ajudar no seu objetivo.

Outro ponto importante é celebrar as conquistas, então sempre que possível festeje com sua equipe as vitórias, mesmo que pequenas. Sempre compartilhe e evidencie para todo time os resultados e esforço de cada um.

6º Passo – Mantenha a qualidade

Depois de todos esses passos, podemos imaginar que sua equipe já está em outro patamar e é preciso mantê-la assim. Verifique sempre se estão fazendo as entregas com qualidade, colocando em prática os treinamentos e

se tem algum atingindo negativamente o grupo.

Deve-se ter muito cuidado também no processo seletivo, lembre que seu time está montado e bem estruturado para o jogo, então uma contratação deve estar alinhada com o que é proposto a todos para que não gere conflitos dentro da empresa.

A base do seu negócio é quem está envolvido em todo processo !!!

Compartilhe: