Saiba como escrever uma história incrível!

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Saiba como escrever uma história incrível!

  • 19 | 02 | 20

Este mês de fevereiro terá um teor especial aqui nos artigos semanais que você recebe. Nós iremos tratar de um assunto que está completamente alinhado com a evolução do mercado e que pode te ajudar a potencializar muito o seu negócio sem gastar nem um centavo com investimentos financeiros. Eu estou falando do poder da comunicação!

A nossa programação aqui vai englobar a importância de realizar um bom atendimento aos seus clientes e duas técnicas de comunicação que visam te ajudar a transmitir melhor as suas mensagens e desenvolver as suas vendas de maneira efetiva e baseada em como você está apresentando os seus serviços e produtos! O nosso cronograma é o seguinte:

  • A maior demanda do cliente do século XXI
  • A velha arte de contar histórias (Parte I)
  • A velha arte de contar histórias (Parte II)
  • Comece pelo porquê

A velha arte de contar histórias (Parte II)

Na semana passada, o assunto sobre Storytelling foi introduzido, trazendo diversos benefícios e curiosidades acerca da utilização deste mecanismo de comunicação para gerar e agregar valor nos seus discursos e a forma como isso pode impactar a venda de seus produtos e serviços. Nesta semana, a continuação deste assunto busca trazer dicas práticas para que ele possa ser aplicado e para que você comece a ver as diferenças no seu dia-a-dia que esta técnica pode proporcionar.

Dicas incríveis de como utilizar o Storytelling!

1 - Conheça sua audiência

É importante que o conhecimento sobre o seu público vá além de aspectos gerais como gênero, idade e cidade de origem. Saber quais sãos seus hábitos de consumo, onde as pessoas buscam informações, quais problemas elas enfrentam e como seu produto pode ajudá-los a resolvê-los te ajuda a direcionar melhor os seus conteúdos e fazer com que as pessoas atingidas por eles se vejam completamente dentro da narrativa utilizada, melhorando o engajamento. 

2 - Tenha um objetivo mensurável

Definir um objetivo mensurável fará com que você acompanhe mais de perto a eficácia que o Storytelling está gerando em leads ou em vendas para o seu negócio. O uso da Metodologia OKR é uma boa dica para acompanhar a estruturação e mensuração destes objetivos.

3 - Busque informações em diferentes fontes

Para falar sobre um assunto, é importante que você busque de variadas fontes e absorva vários conteúdos diferentes. A ideia é gerar vários inputs dentro da sua cabeça para que o output que saia seja o mais bem desenvolvido possível.

4 - Crie títulos chamativos

Quando utilizamos títulos criativos, a chance de um leitor se interessar pelo texto e se dedicar a lê-lo é bem maior. Na internet, 79% dos usuários só passam os olhos pelos textos que veem ao invés de ler palavra por palavra, daí surge a importância de criar um título que prenda a atenção logo de cara, despertando interesse naquele usuário em realizar a leitura completa. Lembre-se também de caprichar no texto, para que não haja uma quebra de expectativas da passagem do título para o corpo do texto.

5 - Utilize dados para embasar seu discurso

Por mais que o cérebro humano tenha mais facilidade em se envolver em uma narrativa que na demonstração de dados, é possível conectar estas duas técnicas para que a sua história gere mais confiança e envolva os compradores, aliando os benefícios das duas técnicas.

6 - Conte sua história em etapas

Para que o ouvinte fique engajado ao longo de todo o processo da história, é importante dividir a sua narrativa em início, meio e fim. Ela necessita ter uma introdução, um desenvolvimento e um momento de call to action, que é aquele momento em que você engaja o leitor a tomar alguma atitude a partir do que ele leu. 

7 - Entregue conteúdos únicos e de qualidade

A produção de conteúdos únicos e de qualidade fazem com que os compradores se engajem mais no que você produz e na sua identidade e, por mais que ele não realize uma compra naquele momento, ele avança na jornada do comprador e deixa de ser apenas um visitante, se tornando fã da sua marca.

8 - Priorize a autenticidade

A utilização de uma história falsa gera um sentimento menor no cliente de identificação com aquilo que está sendo contado a ele. Quando uma história é contada sob o ponto de vista de quem a viveu, é mais fácil se relacionar com ela e ela é percebida como mais autêntica.

9 - Pense nas características de seus canais

As redes sociais também possuem perfis diferentes entre si e nem sempre a comunicação que é utilizada em uma tem a mesma eficácia em outra rede. Por isso, é importante que a criação das histórias a serem contadas englobem este fator e que a história seja adequada àquela rede social que você visa como sua plataforma.

10 - A melhor história é a sua

A produção de uma história não precisa ser arquitetada como a produção de um grande filme. A melhor fonte de inspiração que você poderá ter é a sua própria história. Então comece pelas ideias que te ajudaram a criar o seu produto ou serviço e, a partir daí, vá construindo a narrativa de como tudo tomou forma e as coisas aconteceram.


Dicas extra!

Por fim, aqui estão algumas dicas de como utilizar o Storytelling de uma maneira mais efetiva, para que os frutos gerados sejam os melhores possíveis.

O que é interessante para você, nem sempre é interessante para o público

Lembre-se que o contato frequente com algum assunto nos faz perder a sensibilidade sobre o quanto as pessoas externas conhecem sobre aquilo. É muito importante ter este mindset e organizar os seus discursos sempre pensando em quem irá receber a mensagem.

Reescreva a história mais de uma vez

A primeira versão de uma história nunca será a melhor versão desta história. Este artigo aqui mesmo, foi reescrito e revisado diversas vezes. A ideia é ir aprimorando tanto o seu texto quanto as conexões que estão presentes nele e a estrutura que ele forma.

Coloque suas histórias no papel

Anote tudo o que vem à sua mente! Muitas vezes são de simples insights que vem grandes ideias revolucionárias. Então tenha sempre tenha um bloquinho e uma caneta com você, para registrar as suas ideias e ter uma visão mais ampla e bem construída dela.


Conclusão

Então é isso, pessoal! Estes últimos dois artigos tiveram o intuito de te introduzir sobre o que é o Storytelling, como ele pode beneficiar os seu negócio e como ele é constituído. Além disso, tiveram várias dicas práticas sobre como empregar esta técnica na prática e como ela pode ser melhor desenvolvida.

É importante também ressaltar que o Storytelling ajuda naquela premissa que discutimos há duas semanas atrás de dar o melhor tratamento possível para os seus clientes. Uma abordagem que soa natural e que engaje as pessoas pela identificação já traz uma conexão muito grande com a empresa e, como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica. Então um primeiro contato em que haja uma conexão entre as partes facilita muito o processo de desenvolver e manter um bom relacionamento ao longo do tempo.

Então coloque o que foi ensinado aqui em prática! Monte textos que sigam a lógica do Storytelling e veja como será a reação do seu público. Meça também o engajamento, a geração de leads e a concretização de vendas e vá aperfeiçoando o seu processo, a fim de tirar o maior proveito possível desta técnica! 


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