Venho te enviando
e-mails sobre
gestão há um tempo... Alguns sobre pessoas, outros sobre indicadores, métricas,
fidelização de clientes, precificação... Gestão é um assunto que eu amo, e que
é interminável, não importa o quanto você estude, sempre tem algo novo.
Com a infinidade de temas, fico
semanalmente tentando me colocar no seu lugar, pensando quais são os principais
desafios da sua semana, e qual seria o assunto que após você ler pensaria...
“UAU, GRATIDÃO, ME AJUDOU MUITO”
Essa semana resolvi falar sobre
uma metodologia de gestão e melhoria contínua, processos sempre são
desafiadores, criar e dar manutenção neles é um desafio constante de todos os
gestores. Visando o seu “UAU” hoje falarei sobre uma metodologia
superficialmente muito conhecida, o PDCA, mas que poucas pessoas sabem de fato
aplica-lo e eu quero te dar um modelo prático de como fazer o obter bons
resultados.
PDCA
Esse é o esquema do PDCA que eu mais gosto, é simples,
direto e tem ENTREGA!!! Vamos lá, eu vou te explicar ponto a ponto.
O P vem de PLAN (Planejar)
Na etapa do Planejamento, você precisa fazer basicamente 3
coisas.
1. Localizar Oportunidades
Problema = Oportunidade
Aqui você precisa definir qual
problema você quer atacar, para isso você pode utilizar alguns métodos, vou
falar brevemente sobre dois. Os dados podem te ajudar a encontrar essas
oportunidades, basta analisa-los para encontrar os desvios, as coisas que
acontecem com maior frequência, e o que mais impactam nos resultados. Outra
forma é fazendo análise do ambiente, interno (conversando com as pessoas
envolvidas no processo) e externo (analisando as boas práticas das empresas
concorrentes e similares).
2. Definir Meta
Você precisa definir onde você quer chegar,
definir meta é definir o resultado esperado. Para isso, é necessário definir os
indicadores que dirão se você chegou ou não no resultado esperado. (Poderia
escrever um artigo só sobre definição de metas, mas como não é o foco desse,
vou passar por aqui superficialmente, quem sabe nos próximos aprofundo nisso
rsrs)
3. Definir Método
Método = Meta + Hodos (caminho)
ou seja, definir o método é definir o caminho para a meta. Qual será a
sequência de ações para alcançar o objetivo. É de fato definir o passo a passo
a ser seguido para que a meta seja batida.
O D vem de DO (Executar)
A execução também pode ser
dividida em 3 passos simples.
1. Educar e Treinar
As pessoas precisam estar
preparadas para a executar o método e percorrer o caminho. Então o primeiro
passo da execução é garantir que as pessoas envolvidas estejam capacitadas para
realizar o que está sendo proposto. Se o time já está preparado, ótimo!! Se não
está, para não ter retrabalho é preciso garantir que todos tenham as
habilidades necessárias para executar o método.
2. Executar
Etapa crucial do PDCA é a
execução. Executar é de fato percorrer o caminho que foi planejado, essa é a
hora de botar a mão na massa, nessa fase do PDCA já localizamos a oportunidade,
já definimos a meta, o método e garantimos que o time tem as habilidades
necessárias para percorrer o caminho, agora é de fato percorrer.
3. Coletar Dados
Durante a execução é crucial que
você colete os dados referentes ao projeto ou processo que você está
executando. É crucial porque você precisa ter informações para entender se seu
método está te levando para o lugar que você quer ir, e é isso que vai dar base
para a próxima letra do PDCA o C.
O C vem de Check (Checar)
Checar é uma etapa bastante
simples, nessa etapa você precisa comparar a Meta x Resultado. É bastante
simples, basta comparar “Onde deveria estar” x “Onde estou”. Comparando o
resultado realizado com a meta você vai conseguir entender se o projeto ou
processo está dando ou não o resultado esperado, conseguirá ter uma visão se
você está adiantado ou atrasado, se precisa acelerar, se está com folga, se o
plano está dando certo ou não. Após ter clareza nisso, você vai para a última letra
do PDCA.
O A vem de Action (Agir)
Temos 2 tipos de ações possíveis no meio do
PDCA e 2 ações possíveis em seu fim.
Durante o PDCA as ações possíveis
são:
1. Ações Preventivas: Você deve tomar ações
preventivas quando “você está onde deveria estar”, ou seja, quando a execução
do método está de acordo com o esperado... O trem está nos trilhos, você
precisa ter ações preventivas para garantir que ele não saia.
2. Ações Corretivas: Você deve tomar ações
corretivas quando você não está batendo a meta, ou seja, não está conseguindo
executar o método como previsto no Planejamento. O resultado realizado é aquém
da meta, e a ação preventiva vem para corrigir os erros com o intuito de
garantir que a meta seja batida.
Ao fim da metodologia temos mais duas
possíveis ações. E para definir qual das duas tomar, basta se perguntar “A meta
foi atingida?”
Se a resposta for “Sim” o método deve ser padronizado. Entendemos que esse
caminho percorrido é um caminho eficiente e ele é o novo padrão.
Se a resposta for “Não” a ação
tomada é rodar o PDCA de novo. A meta foi mal definida, o método utilizado não
foi o suficiente para alcançar a meta, a execução não foi competente... Algo
deu errado e fez com que a meta não seja batida, deve-se avaliar os erros
cometidos e rodar o PDCA de novo.
Semana que vem vou falar sobre
uma metodologia complementar o PDCA o SDCA, essa metodologia é bem menos
conhecida mas também muito útil e combinada com o PDCA pode gerar grandes
resultados na sua empresa.
Até lá!
Estamos a sua disposição para levar a contabilidade da sua empresa a outro patamar.