O que achou da notícia
no nosso último artigo? De que cerca de 56% das empresas no Brasil
têm uma vida útil de 5 anos, segundo uma pesquisa feita pelo
Sebrae. Assustador, não é mesmo?
Sendo assim eu te pergunto, como está a gestão da sua empresa? Você faz um acompanhamento dos indicadores para garantir uma boa saúde dela?
No último artigo, em que falamos sobre a Insolvência Financeira, apontamos que a maior causa para a morte das empresas é a má gestão! Por isso seguimos na série das grandes doenças das empresas, buscando evitar que isso aconteça com você. Seguimos apontando alguns dos cânceres que abalam os alicerces das empresas e as levam à falência:
(31/07) - Insolvência Financeira
(07/08) - Overtrading
(14/08) - Undertrading
(21/08) - Excesso De Endividamento
Nessa semana trataremos do Overtrading!
Overtrading
A crença de que vender mais é o caminho para salvar uma empresa da falência nem sempre é verdade. Para que haja um crescimento saudável, é preciso que o resultado cresça juntamente com as vendas.
Ou seja, se a receita resultante das vendas da sua empresa estão crescendo, mas a lucratividade da empresa não, é preciso prestar atenção, seu negócio pode estar sofrendo de Overtrading!
Overtrading é o excesso de crescimento de vendas frente ao crescimento do Patrimônio Líquido. As vendas crescem, mas o Patrimônio Líquido não, ou ele cresce em um percentual menor do que o crescimento das vendas.
O patrimônio líquido é o resultado da diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade. Por exemplo: Se você tem um ativo (bens e direitos) de R$ 200.000,00 e um passivo (obrigações) de R$ 100.000,00, o seu patrimônio líquido é de R$ 100.000,00. Viu só? Com essa explicação, o conceito de Overtrading fica mais simples de ser entendido!
E porque vender mais não é uma solução para o negócio? Porque a sua empresa pode estar vendendo com margens inadequadas, que não geram lucro o suficiente para a sustentação do negócio.
Sendo assim, vamos ver algumas ações que podem causar o Overtrading, e algumas soluções para que você evite que essa doença ataque a sua empresa.
Causas X Soluções:
Causas:
Formação inadequada do preço de venda: O empresário, na maioria das vezes, tem aquela velha visão: “comprei a mercadoria por $10, vou vender por $20 e aí eu vou ter 100% de margem, certo?”. Errado, claro.
Preço de venda precisa necessariamente abranger as seguintes variáveis: custos fixos e variáveis, despesas, impostos e margem. Acontece que quase sempre o empreendedor desconhece qualquer um desses itens. É preciso que o preço de venda gere margem o suficiente para gerar caixa.
Vendas com prazos não suportados: É comum o empresário ter a impressão de que é mais vantajoso comprar muito volume de estoque e ter um descontão à vista. Porém, se a empresa não tiver uma boa gestão de seus prazos médios, isso é um tiro no pé.
É preciso pensar no giro do estoque, o quão rápido você leva para vender esses produtos, e quanto tempo leva para receber de seus clientes. Não adianta ter desconto, mas demorar a vender, enquanto o prazo para pagar os fornecedores é muito curto. Você precisará desembolsar o dinheiro, e vai demorar a vê-lo de volta.
Retiradas de sócios acima da capacidade de caixa ou mistura de contas da empresa com contas pessoais: O Overtrading também é causado pela baixa variação ou variação negativa do Patrimônio Líquido, o que pode significar retiradas excessivas de um sócio para manter seu padrão de vida incompatível com a situação financeira da empresa.
Outro fator é a mistura das contas, é preciso entender que o conceito de DESPESA é muito claro: todo gasto necessário para GERAR RECEITA para a empresa! O que não gera receita, não deveria ser uma despesa. Por isso, seu novo IPhone ou aquela viagem para Argentina parcelada no cartão de crédito da empresa contribui para comprometer o lucro da empresa.
Soluções:
Correção do preço de venda: Existem algumas formas de corrigir o preço de venda da sua empresa, segue alguns exemplos.
Conhecer melhor a estrutura de custos, despesas e margem de contribuição, e garantir que o preço de venda gere margem o suficiente para gerar lucro.
Mix de produtos/serviço: se o produto que a sua empresa vende é pouco diferenciado no mercado e existe uma alta concorrência, é hora de introduzir um novo produto ou agregar um serviço mais premium, onde se permita inserir uma margem mais alta.
Reduzir retirada dos sócios: É preciso fazer um estudo da situação financeira dos sócios: qual é o padrão de vida que você e seu sócio estão mantendo enquanto a empresa está quebrando? Definitivamente é o momento de conter gastos supérfluos.
Gestão dos prazos médios: Diminuir o tempo médio de recebimento com os clientes. Pode ser dando descontos para pagarem à vista, tratar inadimplência com clientes, analisando qual o melhor no momento atual.
Viu que com algumas ações estratégicas você consegue ter uma boa gestão da sua empresa? Não adianta gerir uma empresa por achismo. O preço do produto deve ser bem estudado, deve se basear nos dados, o mesmo vale para a retirada dos sócios e a gestão dos prazos.
Conclusão:
Garanta que a partir de agora a sua empresa não fará parte dessa mesma estatística mencionada no início da nossa conversa. Uma gestão estratégica é essencial para o sucesso de um negócio, para que atinja o crescimento e não morra em poucos anos.
Tenha ao seu lado bons profissionais para ajudarem nessa gestão. Garanta que a sua equipe esteja alinhada, busque os profissionais que atuam ao seu lado para te auxiliarem nessa análise e tenho certeza que você terá sucesso! Essa contabilidade que vos fala está pronta para ajudar em sua gestão.
Até semana que vem!
Estamos a sua disposição para levar a contabilidade da sua empresa a outro patamar.